LOGO clara   HUMANAMENTE  |  PSICOLOGIA, PSICANÁLISE & FILOSOFIA

TEXTO COMPLEMENTAR

 

A essência

Platão e Aristóteles acreditam que existem princípios gerais que podemos conhecer. Esses princípios, às vezes, são traduzidos de diferentes formas por diferentes autores, alguns utilizam o termo essências, outros o termo princípios primários ou universais. Em qualquer terminologia, a suposição dos antigos filósofos é a de que existe algo que é básico, que é fundamental, que representa o âmago das coisas. A busca por tais princípios ou essências é uma característica dos trabalhos de muitos dos primeiros filósofos, mas ela, de certa forma, permanece viva na ciência dos dias atuais em sua busca pelas leis que regem os fenômenos naturais e sociais.

 

Causalidade

No vídeo, vimos que Aristóteles entende que tudo o que existe na natureza tem um propósito, um objetivo, uma causa afinal. Frequentemente ele usava aforismos do tipo “A natureza não faz nada em vão”. Aristóteles entende a natureza como uma boa dona de casa que não desperdiça nada quer possa ter alguma utilidade.

Contudo, ainda que ele diga que causas finais são percebidas em toda a natureza, elas não estão, “literalmente”, em todo lugar. Comportamentos e estruturas naturais normalmente têm propósitos, mas esses propósitos são limitados pelas circunstâncias, ou seja, na visão de Aristóteles a natureza faz o melhor que pode “dadas as circunstâncias”, e às vezes, segundo ele, não há objetivo algum a ser encontrado. Ele sabe que certos aspectos da natureza não têm função, mas considera que a busca pelas funções é crucial para a compreensão da natureza, quer dizer, é um princípio regulador da pesquisa científica, não pode ser deixado de lado. Por isso, ele insiste em repetir que a natureza não faz nada em vão.

-----------------------------------

Obras sugeridas:

"Aristotle: A Very Short Introduction", de Jonathan Barnes.

“An Introduction to the History of Psychology”, ed. 7, de B. Hergenhahn e T. Henley.

"O Primeiro Motor no Livro XII da Metafísica de Aristóteles", de José da Silva Rafael. Link: https://goo.gl/3k4YNx

Apenas usuários cadastrados podem comentar
  • Nenhum comentário foi encontrado

LOGO

SOBRE O SITE  |  FALE CONOSCO

Copyright© 2016 - 2018 - Todos os direitos reservados.

The Best Bookmaker Betfair Review betfair cvisit from here.