LOGO clara   HUMANAMENTE  |  PSICOLOGIA, PSICANÁLISE & FILOSOFIA

TEXTO COMPLEMENTAR

 

Teoria das ideias

mundo-humanoNo vídeo, vimos que Platão entende que as coisas que existem no mundo humano são manifestações imperfeitas de formas puras que existem no mundo das ideias ou mundo inteligível. Vale a pena detalharmos um pouco mais o pensamento de Platão a esse respeito. Ele considera que para cada coisa que existe, três outras coisas são necessárias se desejamos adquirir conhecimento a respeito dela: um nome, uma definição e uma imagem.

Platão dá como exemplo o círculo. Ele tem um nome (círculo), tem uma definição composta por nomes e verbos (o círculo é uma figura cujos limites apresentam – em todos os pontos – a mesma distância em relação ao seu centro), e tem uma imagem (a figura do círculo desenhada).

Há, ainda uma quarta coisa que é o nosso entendimento a respeito do círculo. Esse entendimento não deve ser confundido com os três elementos anteriores, pois o entendimento está em nossas mentes e em nenhum outro lugar. O entendimento a respeito do círculo é a compreensão matemática do círculo, não é um nome, não é uma definição nem uma imagem.

Esse entendimento, contudo, ainda não é a ideia pura do círculo. É verdade que o entendimento está muito mais próximo dessa forma pura do que os três elementos anteriores (o nome, a definição e a imagem), mas ainda não é o círculo “em si”. O círculo em si é, segundo Platão, uma realidade objetiva e não a propriedade de uma mente individual. A essência do círculo existe apenas no mundo inteligível.

O mesmo se aplica a todas as demais coisas que existem. Por exemplo: todas as cadeiras que existem no mundo são apenas manifestações imperfeitas de uma mesma ideia abstrata de cadeira que só existe no mundo inteligível. Não importa se a cadeira é alta ou baixa, se tem apoio para os braços ou não, se tem pernas ou rodinhas. Todas as cadeiras derivam uma mesma ideia abstrata de cadeira existente no mundo inteligível, assim como todos os círculos derivam de uma mesma forma abstrata.

--------------------------

Obras sugeridas:

“Plato, a Very Short Introduction”, de Julia Annas.

"A New History of Western Philosophy - Ancient Philosophy", de Anthony Kenny.

“An Introduction to the History of Psychology”, ed. 7, de B. Hergenhahn e T. Henley.

“Mênon”, de Platão.

Apenas usuários cadastrados podem comentar
1 Comentários | Deixe o seu comentário
  • Ju

    Eu tô amando todos os vídeos do Didatics!!!!! Muito bom o material! Parabéns! :):):):)

    Curtir 0

LOGO

SOBRE O SITE  |  FALE CONOSCO

Copyright© 2016 - 2018 - Todos os direitos reservados.

The Best Bookmaker Betfair Review betfair cvisit from here.