LOGO clara   HUMANAMENTE  |  PSICOLOGIA, PSICANÁLISE & FILOSOFIA

TEXTO COMPLEMENTAR

 

Sócrates tem um lugar especial na filosofia. Todos os filósofos anteriores a ele costumam ser agrupados sob o termo “pré-socráticos”, como se suas filosofias fossem, de alguma forma, “pré-históricas”. O fato é que Sócrates inaugura a primeira grande era da filosofia, ainda que ele mesmo não tenha deixado nada por escrito e seus pensamentos tenham chegado até nós através de textos de outros filósofos como Platão, um de seus discípulos.

 

Autoconhecimento

“Conhece a ti mesmo” é uma frase comumente atribuída a Sócrates, embora essa frase estivesse inscrita na entrada do templo de Apolo em Delfos, indicando a importância de as pessoas conhecerem os conteúdos de suas próprias mentes. Sócrates leva esse entendimento tão a sério a ponto de afirmar que “Uma vida não examinada não vale a pena ser vivida”.

 

A verdade

Na época de Sócrates, muitos filósofos acreditavam que a verdade não existia. O máximo que podemos conhecer são pontos de vista, verdades pessoais e nada mais. A verdade seria pessoal, individual e impossível de ser comunicada, pois ninguém consegue ter acesso ao mundo privado de outra pessoa.

Sócrates, ao contrário, acredita que é possível conhecer a verdade acima dos pontos de vista pessoais, uma verdade universal, e que essa verdade pode ser comunicada. Tais verdades são as essências dos conceitos (como estudamos no vídeo acima), e as essências nada mais são que definições verbais, perfeitamente comunicáveis.

Mas qual a importância de se chegar a uma definição verbal? Bom, de acordo com Sócrates, sem uma definição acurada e universalmente aceita de um determinado conceito nós não somos capazes de fazer duas coisas:

1 - Saber se esse conceito tem uma característica específica que está presente em todas as suas manifestações e, em consequência, se esse conceito pode ser ensinado ou se ele é benéfico.

2 - Analisar casos limites para saber se eles podem ser considerados ou não como uma manifestação daquele conceito. Por exemplo: se não temos uma definição acurada e universal de “justiça”, como ensinar a justiça? Como saber se a justiça é benéfica? Como analisar atitudes limites para saber se são justas ou não?

Para Sócrates, compreender as essências dos vários conceitos como beleza, justiça e verdade é uma tarefa fundamental da filosofia.

 

A morte de Sócrates

Sócrates foi sentenciado à morte em Atenas aos 70 anos, em 399 a.C., acusado de desrespeitar os deuses e corromper a mente dos jovens. Sua sentença foi proferida em uma época do ano na qual execuções não poderiam ser realizadas por motivos religiosos, então o filósofo esperou aproximadamente um mês em uma prisão de baixa segurança. Provavelmente, as autoridades imaginaram que Sócrates fugiria, poupando-lhes do embaraço de retirar a vida de uma pessoa com a proeminência dele, ou que ele aceitaria abrir mão de suas convicções em troca da liberdade. Durante todo o período, Sócrates manteve contato com seus amigos e discípulos, e foi por eles incentivado a fugir. Ele, entretanto, recusou-se a deixar sua amada cidade, preferindo a morte ao exílio.

-------------------------------------

Obras sugeridas:

 

"A New History of Western Philosophy - Ancient Philosophy", de Anthony Kenny.

“An Introduction to the History of Psychology”, ed. 7, de B. Hergenhahn e T. Henley.

Apenas usuários cadastrados podem comentar
  • Nenhum comentário foi encontrado

LOGO

SOBRE O SITE  |  FALE CONOSCO

Copyright© 2016 - 2018 - Todos os direitos reservados.

The Best Bookmaker Betfair Review betfair cvisit from here.