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TEXTO COMPLEMENTAR (ANTIGA APRESENTAÇÃO INTERATIVA)

 

Cognição

COGUtilizamos o termo cognição várias vezes no vídeo acima, mas qual é, de fato, o seu significado. Em linguagem popular, podemos dizer que a cognição é o raciocínio, e que a psicologia cognitiva é o ramo da Psicologia que estuda o raciocínio. Contudo, essas definições não parecem suficientemente abrangentes ou precisas. Mesmo entre os psicólogos cognitivos não há consenso sobre o significado de cognição. Vejamos o que diz Groome em “An Introduction to Cognitive Psychology” (p.16):

“Uma definição mais precisa da psicologia cognitiva é de que se trata do estudo das formas pelas quais o cérebro processa informação. Refere-se às maneiras como obtemos informação do mundo externo, como damos sentido àquela informação e que uso fazemos dela. Cognição é, portanto, um termo guarda-chuva muito abrangente que inclui muitos processos, o que parcialmente explica porque psicólogos tem encontrado dificuldade em entrar em acordo sobre uma definição simples e unificada da psicologia cognitiva. Claramente, cognição envolve vários tipos diferentes de processamento da informação que ocorrem em diferentes níveis.”

 

Modelo dos níveis de processamento

Vimos que o modelo teórico de processamento da informação Atkinson-Shiffrin entende que temos três grandes sistemas de memória (sensorial, de curto e de longo prazos) interagindo entre si e organizando a recepção, o processamento, o armazenamento e a recuperação das informações com as quais nos relacionamos. Mas existem modelos que enfatizam outros aspectos do processamento cognitivo da informação. O modelo dos níveis de processamento está preocupado em entender quão profundamente uma informação pode ser processada. Segundo o modelo, há 3 diferentes níveis de processamento:

Nível físico – a informação processada no nível físico é apenas percebida. Esse é o nível mais superficial de processamento. Nele, uma palavra pronunciada é apenas registrada. Podemos exemplificar com uma situação na qual ouvimos alguém falar uma palavra em um idioma que desconhecemos.

Nível acústico – no nível acústico ocorre o processamento fonológico, ou seja, particularidades do som já são percebidas, como a identificação de rimas.

Nível semântico - o processamento semântico é aquele no qual a informação ganha sentido e significado, por isso é o nível de processamento mais profundo.

Nem toda informação precisa passar por todos os níveis de processamento. Algumas informações não vão além do nível físico, outras se limitam ao nível acústico. De toda forma, o modelo considera que quanto mais profundamente uma informação é processada, melhor é a qualidade da memória por ela gerada.

Os modelos de processamento cognitivo da informação que acabamos de estudar são muito interessantes, mas não podemos deixar de dar uma boa olhada também na teoria dos esquemas, pois ela é extremamente influente no campo da cognição.

Felizmente, a teoria dos esquemas é o nosso próximo tópico. Vamos a ele?

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Obras recomendadas:

“Pontos de Psicologia Escolar”, de Célia Silva Guimarães Barros.
“Psychology of Learning for Instruction”, de Marcy P. Driscoll.
“Psicologia da aprendizagem: da teoria do condicionamento ao construtivismo”, de Nelson Piletti e Solange Rossato.
“Ciência e Comportamento Humano”, 2. ed., de Frederic Skinner.
"An Introduction to Cognitive Psychology", de David Groome.

 

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1 Comentários | Deixe o seu comentário
  • Iracy Silva Carvalho

    ; tudo de bom...

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