LOGO clara   HUMANAMENTE  |  PSICOLOGIA, PSICANÁLISE & FILOSOFIA

TEXTO COMPLEMENTAR (ANTIGA APRESENTAÇÃO INTERATIVA)

 

A pedagogia da espera

ESPERAUm dos principais equívocos que resultam da má compreensão do construtivismo piagetiano é a suposição de que o estudante deve aprender por conta própria, não cabendo ao professor ensinar nada, mas esperar até que a aprendizagem aconteça espontaneamente.

Em verdade, Piaget defende que os sujeitos aprendem interagindo com aquilo que desejam compreender, logo, o professor deve projetar atividades de pesquisa, de exploração, atividades nas quais os estudantes possam ter um papel ativo na busca pelo conhecimento, em vez de apenas receberem informações oferecidas “de bandeja”. Isso é muito diferente de afirmar que os estudantes aprendem por conta própria e o professor deve apenas esperar.

 

O aplicacionismo

Outro equívoco resultante da má compreensão sobre o construtivismo é aquele que supõe ser possível aplicar diretamente na sala de aula os conhecimentos provenientes da Psicologia. É importante entendermos que Piaget não estudou especificamente a aprendizagem escolar, mas a aprendizagem de uma forma geral. Logo, qualquer contribuição proveniente da teoria piagetiana para o ambiente escolar precisa ser antes validada por estudos pedagógicos.

 

O individualismo

Alguns autores interpretam que as práticas de ensino baseadas no construtivismo são individualistas, ou seja, afirmam que elas desconsideram a importância da aprendizagem socializada. Em verdade, os estudos de Piaget concluíram justamente o oposto, que a interação social é fundamental para que os indivíduos se deem conta de que existem pontos de vista diferentes dos seus, e que muitas vezes é preciso aprender a comparar o próprio ponto de vista com os dos demais para que se possa chegar a uma compreensão mais abrangente sobre determinadas questões.

Piaget considera que sem a interação social não se atinge a maturidade cognitiva.

-----------------------------------------

Obras recomendadas:

“Psychology of Learning for Instruction”, de Marcy P. Driscoll.
“Psicologia da aprendizagem: da teoria do condicionamento ao construtivismo”, de Nelson Piletti e Solange
Rossato.
"Learning Theory and Online Technologies", de L. Harassim.
"Jean Piaget", 3 ed., de T. Kesselring.
"Piaget: teoria e prática", 2. ed, de P. Richmond.

Apenas usuários cadastrados podem comentar
2 Comentários | Deixe o seu comentário
  • Lizandra Goçalves Pinto

    O canal, o site está de parabéns. Sem dúvidas, um dos melhores da internet para estudar, terei prazer em recomendar.

    Curtir 0
  • Eliana Maria Cruz Faustino

    Boa tarde!
    Gostei demais do site e do canal no YouTube.
    Estou começando agora na pedagogia, mas detenho alguma opinião.
    Estou gostando de Piaget, apesar de ainda não conhecer sua obra, mas sobre esse tema do Construtivismo, eu concordo que a criança precisa de interação (sujeito/meio) para que possa desenvolver sua autocrítica, sua moral e aprender que existe outras idéias diferentes das suas.

    Curtir 0

LOGO

SOBRE O SITE  |  FALE CONOSCO

Copyright© 2016 - 2018 - Todos os direitos reservados.

The Best Bookmaker Betfair Review betfair cvisit from here.