Erro
  • O tema para esta tela não está disponível. Entre em contato com o administrador do site.

JEAN PIAGET (3) - CONSTRUTIVISMO NA ESCOLA

TEXTO COMPLEMENTAR (ANTIGA APRESENTAÇÃO INTERATIVA)

 

Interação física

INTERAPiaget afirma que a interação entre as crianças pequenas e os objetos que as cercam é fundamental para o desenvolvimento cognitivo. Pela exploração do ambiente ela vai descobrindo novas cores, novas formas, novas texturas, novos sons. Um objeto isolado não tem nenhum significado para a criança, é pela exploração do objeto que ela vai construindo suas próprias representações sobre ele.

 

Aprendizagem por descoberta

DESCOComo foi visto no vídeo, atividades de aprendizagem que permitem que os estudantes descubram soluções para problemas, são atividades com forte inspiração piagetiana. Nesse tipo de proposta, os estudantes precisam solucionar um problema, muitas vezes escolhido por eles mesmos, e enquanto investigam as possibilidades de solução para o problema, vão testando suas hipóteses. Nesse processo, percebem que algumas soluções são melhores que outras, vão abandonando hipóteses ingênuas e se aproximando de hipóteses mais científicas.

Nesse tipo de atividade, o professor atua como uma espécie de assessor de pesquisa dos estudantes, intervindo sempre que necessário para evitar que a atividade fique estagnada ou que os alunos se satisfaçam com soluções inadequadas.

 

-----------------------------------------

Obras recomendadas:

“Psychology of Learning for Instruction”, de Marcy P. Driscoll.
“Psicologia da aprendizagem: da teoria do condicionamento ao construtivismo”, de Nelson Piletti e Solange
Rossato.
"Learning Theory and Online Technologies", de L. Harassim.
"Jean Piaget", 3 ed., de T. Kesselring.
"Piaget: teoria e prática", 2. ed, de P. Richmond.

Apenas usuários cadastrados podem comentar
  • Nenhum comentário foi encontrado