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VYGOTSKY (2) - FERRAMENTAS PSICOLÓGICAS

TEXTO COMPLEMENTAR (ANTIGA APRESENTAÇÃO INTERATIVA)

 

Pensamento e linguagem

penlinQuando somos adultos, nosso pensamento e nossa linguagem estão intimamente relacionados. Em geral, comunicamos nossos pensamentos aos outros através de palavras, e quando raciocinamos para nós mesmos, nosso pensamento costuma apoiar-se também em palavras, numa espécie de discurso interior.

Mas nos primeiros anos de nossa vida, o pensamento e a linguagem são processos separados. O pensamento ocorre independente da linguagem. A linguagem, por sua vez, quando começa a ser adquirida, tem função principal de comunicação em um nível muito rudimentar, para pedir coisas como água ou alimento e para comunicar dor ou desconforto. Nesse nível, a linguagem ainda não é um instrumento cognitivo. Só por volta dos dois anos de idade, a linguagem e o pensamento começam a se inter-relacionar, resultando no pensamento verbal (quando pensamos e uma vozinha interior vai costurando nosso raciocínio) e na linguagem racional (quando falamos sobre nossos planos, apresentamos ideias etc.). Quando isso ocorre, os processos de raciocínio ganham maior sofisticação, devido à dimensão simbólica da linguagem, ou seja, à capacidade da linguagem de representar objetos e situações que não estão presentes ou que nunca foram vistos ou vivenciados.

Isso não quer dizer que não possa mais ocorrer linguagem sem pensamento, ela continua ocorrendo quando repetimos frases decoradas, por exemplo. Também não significa que não ocorra mais o pensamento sem linguagem. Ele ocorre quando operamos uma máquina que já dominamos perfeitamente e nem precisamos refletir sobre os procedimentos de operação. Mas o pensamento verbal e a linguagem racional são as ações psicológicas que passam a preponderar.

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Obras recomendadas:

“Psychology of Learning for Instruction”, de Marcy P. Driscoll.
“Psicologia da aprendizagem: da teoria do condicionamento ao construtivismo”, de Nelson Piletti e Solange
Rossato.
"Learning Theory and Online Technologies", de L. Harassim.
"Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico", de Marta K. Oliveira.
"Pensamento e Linguagem", de L. S. Vygotsky.

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4 Comentários | Deixe o seu comentário
  • Christiane Lanna

    Material didático acrescido ao conteúdo programático do curso de Pedagogia, muito esclarecedor e complementa o que tenho estudado sobre psicologia da educação.

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  • Eduardo Andrade

    Ótima aula. Parabéns e Obrigado.

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  • valdene

    Aula ótima

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  • Géssica

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